quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

A importância do Jogo

A IMPORTÂNCIA DO JOGO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Segundo Piaget, os jogos não sçao apenas uma forma de divertimento, mas são meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual.
Para manter o seu equilíbrio com o seu mundo, a criança necessita brincar, jogar, criar e inventar.
Os jogos tornam-se mais significativos á medida que a criança se desenvolve, porque atavés da manipulção de materiais variados, ela poderá reinventar cisas, reconstruir objetos.
Os jogos são uma ótima proposta pedagógica na sala de aula, porque proporcionam a relação ente parceiros e grupos, o qe é um fato de avanço cognitivo pois durante os jogos a criança estabelece decisões, conflitua-se com seus adversários e reexamina seus conceitos.
Durante os jogos a criança experimenta um senitgmento de grande prazer ante o descobimento do novo e suas possibilidades de invenção.
Os jogos passam a ter significado positivo e de grande utilidade quando o professor proporciona um trabalho coletivo, de cooperação, de comunicação e socialização.
Os jogos em grupos exigem identificação do aluno com o grupo, geram direitos e deveres, ensinando-o a conviver e a participar mantendo sua individualidade.
É importante também que durante os jogos as crianças tenham oportunidade de construir suas próprias regras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário